segunda-feira, agosto 25, 2008

Apologia dum estilo : o da sobriedade e da contençao..

No momento de se demitir da liderança do PSD após um consulado bastante caótico, o Dr. Luís Filipe Menezes prometeu que nunca iria ser um guerrilheiro contra a nova direcção, nos moldes como lhe trataram "os outros vilões" do partido. Na realidade, não aguentou durante muito tempo : em plena época de férias, publicou no JN um artigo de opinião com fortes criticas a Manuela Ferreira Leite. No que diz respeito ao silencio da Dra. Ferreira Leite, creio que ela tem razão em não gastar saliva proferindo mensagens num momento em que a maioria dos Portuguesas está antes de tudo preocupada com a posição do seu chapéu de sol. Além disso, o velho proverbio "a palavra vale prata, mas o silêncio vale ouro" continua válido, pois Portugal já tem um numero suficiente de políticos que sofrem de verborreia crónica. Ou - ainda pior - que contradizem após alguns dias as suas próprias declarações, como era incontestavelmente a especialidade do Dr. Menezes.
Ao contrario do autarca de Gaia, acho que é muito positivo que o PSD tenha agora alguém nas lides que não precisa- como o oráculo de Delfos - "snifar" o fumo da sardinha assada para entrar em transe politico, nem necessita de participar em feijoadas colectivas para poder p--dar em sintonia com a plebe politica, não, creio que para a Dr. Ferreira Leite chegam o saber, as ideias, a experiência e a convicção para confrontar o eleitorado. Pois este decide se concorda ou não, de preferência com o cérebro e não com o estômago.
É estranho, mas sempre tive um fraco por políticos magros e secos como o Cavaco Silva, o Bagão Felix ou o Carlos Carvalhas . Será que o meu subconsciente ingénuo imagina que esta gente nunca come para se dedicar unicamente e a tempo inteiro ao bem-estar da pátria ?
E já agora, como estamos na hora das confissões, abordamos a castidade, não a verbal de LFM, mas a geral: sofro de alguma aberração por gostar mais na politica de senhoras com um aspecto casto e intocável como Margareth Thatcher, Angela Merkel ou Elisabete 1ª de Inglaterra do que de “babes” como Iulia Timochenko ou Cristina Kirchner? Admito, para mim, a ideia duma primeira dama sensual - talvez em biquíni -ao leme do Estado, é difícil de enfrentar : para esta actividade prefiro as de ferro do que as de carne e osso.
O meu diagnostico deve ser o mesmo do que o de LFM : Provavelmente existimos, logo pensamos que conseguimos pensar...
De nieuwe voorzitster van de 2de grootste Portugese partij ,de PSD is Mw. Manuela Ferreira Leite. Ze houdt er een sobre stijl op na, die haar voorganger niet apprecieert.

Sem comentários: