quinta-feira, maio 31, 2012

A imprensa estrangeira sobre a fome das crianças Portuguesas


O jornal belga "Het Laatste Nieuws" publica hoje um artigo com o título "Milhares de  crianças Portuguesas vão à escola de estômago vazio". O texto refere-se a fontes da Unicef e estipula que isto é só o início do drama.
http://www.hln.be/hln/nl/960/Buitenland/article/detail/1446727/2012/05/31/Duizenden-Portugese-kinderen-gaan-met-lege-maag-naar-school.dhtml
No que diz respeito aos jovens portugueses com menos de 16 anos, a Unicef considera que 27% sofrem de dificuldades económicas (só a Letónia, Hungria, Bulgária e Roménia estão piores).  O mesmo relatório considera que uma criança deve dispor de 3 refeições por dia, um sítio tranquilo para fazer os trabalhos de casa, uma ligação à Internet, dois  pares de sapatos e a possibilidade festejar um evento especial, por exemplo, um aniversário. No caso de quase a metade das crianças portuguesas (46%) que vivem em famílias monoparentais isto não acontece (em Espanha 15%). Para crianças em famílias desempregadas a situação é ainda mais grave: 73% não atinge os mínimos indicados pela Unicef. A pobreza juvenil é três vezes superior à da na República Checa.
Faço a pergunta : as conquistas e Abril são quais exactamente? a liberdade de eleger tipos e tipas que conseguiram 3 vezes em 30 anos conduzir o país para a insolvência ? a liberdade de pagar durante gerações estádios e autoestradas inúteis? a liberdade de ser confrontado no parlamento e nos governos, dia após dia, com vaudevilles, escândalos e fantochadas ? a liberdade de continuar na ponta da cauda da Europa e deixar-se ultrapassar, um a um, por todos os outros países? Shame one you, políticos!

segunda-feira, maio 28, 2012

Penela: duplamente desfigurada.


O que apenas há alguns meses era um enorme espaço verdejante com florestas, montes, vinhas e olivais transformou-se num deserto mutilado. A paisagem bucólica que os primeiros Reis de Portugal de certeza observaram a partir do castelo de Penela com carinho e orgulho, deixou de existir. Os incêndios florestais do último mês de Março destruíram a flora (e a fauna?) numa grande escala. Todavia existe uma ideia consoladora: a enorme força regeneradora da natureza permite esperar que daqui a alguns anos este aspecto do drama vivido em Penela seja ultrapassado. O que no entanto é irrecuperável são os estragos infligidos pelo ser humano, nomeadamente pelo tipo de Homem que acha que pode recolher prestigio eterno através de obras faraónicas. O novo traçado do IC3, feio e impessoal como todas as autoestradas, deixará para sempre uma cicatriz incurável na cara de Penela. É impressionante ver como existem pessoas capazes de sacrificar o seu bem mais precioso, a natureza, no altar das ilusões e das quimeras. Aqui também somos confrontados com um caso similar aos denunciados por Luís Filipe Menezes: uma autoestrada inútil e excepcionalmente cara. Aqui também a  JSD terá a possibilidade de organizar grandes sardinhadas num ambiente de tranquilidade absoluta....Más serão sardinhas a preço de caviar e a pagar pelas gerações futuras.

Observação picante: os juízes do Tribunal de Contas queixam-se de ter sido induzidos em erro para aprovar cinco auto-estradas, no valor de dez mil milhões de euros. Pobres ingénuos que acham que toda esta fúria para construir autoestradas é só motivada pelo bem comum...

quarta-feira, maio 16, 2012

O Serviço Nacional de Saúde: um duche frio



Hoje foi publicado em vários órgãos da imprensa internacional um Relatório da Health Consumer Powerhouse com um índice nacional dos sistemas de saúde. Quem sempre esteve a glorificar sem reservas o sistema Português (uma das grandes conquistas do 25 de abril, etc. etc.) como sendo  um dos melhores do Mundo (sic) deve equiparar este estudo imparcial a um duche frio, mesmo gelado. De facto, este documento coloca Portugal na escala mais baixa da Europa Ocidental na companhia de alguns países de Leste como a Lituânia, Albânia e Hungria. Países como o Chipre, Eslovénia, Eslováquia e Croácia ultrapassaram de passo alegre o país do S.N.S. "modelar". O relatório critica várias situações que podem ser consultadas em (http://www.healthpowerhouse.com/files/ehci-2012-press-portugal.pdf). Vão contrapor que tudo isso é a culpa da crise, mas notem que a Islândia, até há pouco tempo completamente falida, se encontra num brilhante terceiro lugar. Ninguém discuta a necessidade de um serviço público de saúde para todos e completamente gratuito para os economicamente fracos: o que falta é um SNS com alguma qualidade. Qualquer um que já passou por um hospital ou uma urgência sabe que é quase sempre uma experiência humilhante: um clima de  promiscuidade, de desconforto, de confusão, de carência e de frieza burocrática. Não é de estranhar que nas (geralmente inconfortáveis) salas de espera, se encontre pouca gente "fina": pois têm as cunhas necessárias e conhecem os caminhos adequados para escapar a este tipo de purgatório ou, simplesmente, recorrem a instituições privadas ou estrangeiras. Quando há alguns dias, o Dr. Arnaut,  pai espiritual do SNS, disse recear que o SNS ia se transformar num serviço de segunda categoria exclusivamente para pobres, só estava equivocado num único ponto: pois, já é assim... O SNS é um bem social precioso, mas necessita de mais qualidade, mesmo muito mais, para chegar a um nível aceitável para a Europa Ocidental. Talvez algumas autoestradas, estádios e rotundas a menos teriam permitido ser mais magnânimo num sector vital para este povo em sofrimento.

terça-feira, maio 15, 2012

Hollande: Mr. Normal ou Mr. Banal?

Só hoje começou a presidência de François Hollande, o famoso Mr. Normal (ou Banal?) e o novo inquilino do Eliseu já está sob pressão.  Quando no dia da sua "entronização" referiu a Jules Ferry, um  presidente do fim do século XIX, como exemplo da laicidade e do ensino público, esqueceu-se de que  Ferry era também um colonialista com ideais racistas, o que provocou reacções imediatas de muitos africanos que tinham votado em Hollande. Outro caso: Hollande tinha declarado durante a sua campanha que nunca admitiria colaboradores políticos com "antecedentes"criminais. Todavia, hoje nomeou como Primeiro Ministro Jean-Marc Ayrault, o Presidente da Câmara Municipal de Nantes, condenado em 1997 a uma pena (suspensa) de 6 meses de prisão e 30 000 francs (4 600 euros) de multa por favorecimento ilegal a uma empresa encarregada da edição do Boletim Municipal. Tudo isso indica que os meios de comunicação favoráveis à direita vão pagar a Hollande e aos socialistas na mesma moeda que foi utilizada para perseguir Sarkozy: com ataques contínuos e incessantes.
Todavia,  para mim a questão fulcral é esta: será Hollande capaz de manter um bem muito precioso para os povos europeus: a amizade e a colaboração entre a França e a Alemanha, um pilar essencial para a paz e a prosperidade no nosso continente?  Enquanto Angela. Merkel pode mostrar resultados (hoje mesmo  ficámos a saber que a economia alemã esta a crescer além do previsto), François Hollande só tem a sua retórica socialista que necessita ainda de dar provas. Sabendo que ninguém, nem amigos nem inimigos, lhe vão lhe dar muito tempo....

quarta-feira, maio 09, 2012

Acabou o Magalhães, viva o PUPILTAB

A nova tablet Pupiltab para alunos, desenvolvida por uma empresa belga, manda o portátil Magalhães, um dos emblemas da governação de Sócrates para os livros de história. Vários modelos a partir de 75 euros, com imensas possibilidades.
http://www.ideasonculture.com/infobrochure-tablets.pdf

A triste "istória" do Português em Portugal

Em Lisboa, a professora da minha neta mandou riscar a letra "h" da palavra história. É o novo acordo ortográfico? Alguém pode me explicar o que se passa com a língua Portuguesa? É que eu já não entendo nada. O que fazer? Talvez uma grevezinha contra o rigor: ortográfico ou outro...

Mário Soares: a perfidia socialista

O "estadista" Mário Soares incita os Portugueses a denunciar os acordos com a Troika. Estes acordos foram negociados e assinados há pouco mais de um ano pelo PS, naquele momento governo de Portugal. O PS tinha manobrado o país até à beira do colapso económico-financeiro mediante políticas esbanjadoras contínuas, apimentadas com um cocktail de incompetência e corrupção. No final, o Dr. Mário Soares incita os Portugueses a demonstrar uma vez para sempre que Portugal é uma república das bananas que não respeita os seus compromissos internacionais. Mais uma humilhação após a da quase-bancarrota. Será que um país com "estadistas" desta qualidade e com comportamentos desta natureza tem futuro dentro da União Europeia?

quinta-feira, maio 03, 2012

O Presidente real e as ovelhas virtuais

Segundo o Diário as Beiras de 28-4-2012, o Presidente da República considerou os Projectos de Penela como um exemplo para o país. A palavra "exemplo" em si pode ter significados diferentes: podemos ter exemplos 'bons' para imitar e outros 'negativos' a evitar. Para além disso, não era de esperar que um Presidente oriundo do PSD, visitando durante algumas horas um município dominado desde há décadas pelo mesmo PSD, tivesse a indelicadeza de criticar os seus anfitriões. Projectos municipais são exemplos 'bons' quando se transformam em realizações que proporcionam mais qualidade de vida, mais emprego e mais riqueza à comunidade local. Projectos que não passam de "gadgets" e "modernices gratuitas" para o Inglês (ou o Presidente) ver,  não se enquadram nesta categoria. Muitos Penelenses vivem em circunstâncias económicas muito difíceis. Outros não têm acesso nem a rede telemóvel, nem a Internet, nem a saneamento público. Várias estradas estão num estado lastimável. O comercio local conhece graves dificuldades. Contar ovelhinhas virtuais pode servir para adormecer e esquecer, porque a vida diária - também em Penela- é dura e bem real.