sexta-feira, maio 29, 2009

Vital reabre as Minas de São Domingos

O Dr. Vital Moreira prometeu ontem - em pleno Alentejo - que as Minas de São Domingos em breve vão reabrir e dar trabalho a 100, 200 ou mesmo 300 pessoas.
Havia alguns risos na sala e os jornalistas chegaram à conclusão que se tratava dum lapso enorme e cómico, uma vez que aquelas minas estão fechadas há décadas.
Contrariamente, por minha parte, acho o muito bem possível que o Dr. Moreira tivesse aquelas minas em mente na altura do seu discurso : não é segredo para ninguém que os regimes que o Dr. Moreira antigamente tomava como modelo para a nossa sociedade, pululavam de exemplos de industrias obsoletas mantidas em vida artificialmente : perigosas para os trabalhadores e desastrosas para as economias.
É verdade, admito : não posso esconder que não nutro qualquer simpatia pelas pessoas que trocaram sem mais nem menos de casaco político, para depois agir como se nada se passava, defendendo com unhas e dentes a sua nova "religião", abnegando obcecadamente das suas velhas crenças. Existe gente desta em todos os partidos e muitos - parece incrível - ocupam neles lugares de destaque. Qualquer pessoa tem o direito legitimo de mudar de opinião, mas - especialmente após uma reviravolta abrupta - deveria manter uma atitude discreta, demonstrar alguma humildade e - antes de tudo - nunca procurar qualquer protagonismo político. De facto, não é muito credível que quem ontem aprovou os excessos de Mao Tsé-tung , hoje defenda a economia liberal, que quem ontem concordou com a tirania comunista do além-da-cortina-de-ferro, hoje fale profusamente sobre a liberdade, que quem ontem estava nas lides duma ditadura de direita, hoje venha nos instruir sobre a democracia.
Para ilustrar : que um ex-guarda de Abu Ghraib dê aulas em "adestramento de cães" posso ainda compreender, agora se ensinasse "novos métodos no socorrismo", não...
De kandidaat van de PS voor de Euro-verkiezingen - vroeger lid van de PC -beloofde gisteren mijnen te heropenen die al tientallen jaren gesloten zijn, bij wijze van werkverschaffing. Het was natuurlijk een lapsus. Daarbij moet ik zeggen dat ik niet hou van mensen die - zo maar in een handomdraai - veranderen van politieke kleur, om het even van waar ze komen of naar waar ze gaan.

terça-feira, maio 19, 2009

Preservar a escola dos preservativos?

O projecto da JS para distribuir preservativos na escola, parece-me uma ideia genial: arrancamos das paredes das nossas escolas estas maquinas de vending para refrescantes que tanto prejudicam a saúde dos nossos miúdos e substituímo-los por máquinas que oferecem ao jovem passeante preservativos, de borla.
Seria mesmo o ovo de Colombo, se pudéssemos integrar esta fabulosa ideia num conceito geral: para dignificar a sexualidade acordante da nova geração, não nos podemos limitar à distribuição gratuita de camisinhas de Vénus, devemos ter uma visão muito mais ambiciosa e audaciosa. Assim, proponho que cada escola disponha, além de uma Sala de Informática, Química ou Ginástica, também de uma Sala de Fornicação requintada, com sofás grandes e confortáveis, onde os jovens corpos se possam entrelaçar tranquilamente e com todas as condições de higiene. Acabam-se os tempos das rapidinhas numa cama de folhas secas num canto do Parque da Cidade, com a polícia às costas e com alguns rafeiros a espreitar.
Ainda no mesmo contexto de vanguarda espiritual, pergunto : o que impede dar aos alunos após um acto carnal bem sucedido, a oportunidade de tomar um duche quente bem merecido ou – porque não – aproveitar de uma hidromassagem no jacuzzi da escola?
Voltamos à realidade: quando a proposta da JS for aceite, vamos ver em breve o nosso PM percorrer o pais inteiro, desta vez não com o intuito de se desfazer a torto e a direito dos Magalhães, mas sim para entregar pessoalmente aos valentões caixas de preservativos : “toma-lá grandalhão, é para ti, não deixes o teu pai roubar! “
Já agora, para matar dois coelhos com um só tiro: afim de estimular o gosto para o consumo de fruta entre os jovens (também uma questão de saúde, estão cheias de vitaminas) sugiro que as escolas se limitem a distribuir preservativos com sabor a maçã, banana ou morango, nada de baunilha ou chocolate. A saúde é fundamental.
PS. Não se esqueçam de colocar um escadote ao lado da máquina automática, os mais pequenos também querem brincar.
De Jong -Socialisten willen dat in de scholen alhier gratis kondomen verdeeld worden. Ja, en waarom niet overwegen om voor de leerlingen een Neuk-zaal in te richten inclusief met Jacuzzi?

sexta-feira, maio 08, 2009

Mendigar em prol da juventude...

Há pouco tempo recebi da Associação Cultural e Recreativa de Podentes uma carta na qual o Sr. Presidente daquele organismo pediu à empresa que presido, algum apoio para organizar um torneio de Futsal. Esta iniciativa seria desenvolvida "com o intuito de angariar verbas para a realização de obras no campo de Futebol e promover o desporto entre os jovens do Concelho". Aplaudo - e de pé - as pessoas que se esforçam voluntariamente para incrementar a prática do desporto entre a juventude e constitui - para todos nós - quase um dever cívico, suportar actividades deste género. Todavia, creio que existe um mal entendido no que diz respeito à responsabilidade das autoridades nesta matéria. O desporto e a juventude devem constar das prioridades das entidades locais porque no final trata-se da saúde das gerações futuras, sendo assim sem a mínima duvida, um assunto de interesse público. Considero humilhante obrigar os jovens a "mendigar" para ter condições aceitáveis para a prática de um desporto saudável, especialmente quando as mesmas entidades - concretamente a Junta da Freguesia e Câmara - mostram uma total disponibilidade para patrocinar a construção, por parte de privados, de um bar de festas (utilidade 3 dias por ano). Na minha opinião trata-se neste caso de uma inversão completa de valores, a vitoria da futilidade sobre o bom senso, do eleitoralismo sobre a boa governação.
In ons dorp is er geen geld om het voetbalplein waar de jeugd ieder weekend voetbalt wat op te frissen, voor een feestbar in cementblokken die 3 dagen per jaar gebruikt wordt, was dat er wel. Omkering van waarden?