quarta-feira, setembro 17, 2008

A inexplicável atracção do café menos higiénico da Bélgica

Na pacata aldeia de Hansbeke – Flandres Oriental visitámos o café provavelmente mais sujo da Bélgica. Mas exactamente por isso é também um dos mais atraentes. O café chama-se De Reisduif (o Pombo-Correio) e é gerido por Léon um sexagenário valente e antigo columbófilo. O Léon soube transformar características que normalmente só causam repugnância e desgosto em pólos de atracção. O estabelecimento onde o Léon governa sem contestação encontra-se num estado lastimável: degradado, podre e sujo,
O caminho de acesso laminoso é só utilizável graças aos milhares de caricas aí depositadas ao longo dos anos. O pátio está repleto de velhas garrafas, cadeiras plásticas cobertos de musgo e tendas em desequilíbrio. Dezenas de pombos dormitam no telhado, só interrompendo ocasionalmente esta nobre actividade para defecar “ad libitum”. No interior notámos papel de parede sem cor definida a cair, um mini-balcão ruído pelos vermes e um fogão vetusto a carvão mineral. Porque não há copos, Léon só serve bebidas de garrafa que – como também não tem frigorifico – saem directamente da grade. Inserindo uma moeda num juke-box da época, pode ouvir musica pimba dos anos ´70. Entre os clientes – jovens e velhos – reina a boa disposição: uma mini-sociedade sem classes, unida pelo lixo. Depois de beber uma ou duas cervejas e de escutar as sempiternamente mesmas piadas do Léon, cada um volta à sua vida: uns com bicicleta, outros com Mercedes ou BMW…Em Portugal a ciclópica ASAE toparia imediatamente o “De Reisduif”, mas creio que na Flandres fecham os olhos, considerando que – mesmo que os biliões de micróbios, bactérias e fungos que abundam mo negocio do Léon não sejam o ideal para a nossa saúde – alguns momentos passados na companhia do velho columbófilo são excelentes para o nosso bem-estar psíquico. E quem sabe: permanecer uma meia hora circundado por tantos agentes patogénicos pode ter algum valor preventivo, um tipo de vacina múltipla; imagine-se só um momento que os clientes de Léon se tornem mais resistentes às tão temidas infecções hospitalares…
Em todo este contexto, não é nada de estranhar que a intervenção cirúrgica à qual Léon foi submetido há alguns meses, obteve um lugar importante no noticiário da TV flamenga: de facto, o património cultural é um assunto para todos.
Tijdens het vorig weekend bezochten we het legendarische café De Reisduif, waar een herboren Léon de plak zwaait.

Sem comentários: