terça-feira, outubro 06, 2009

Eleições autarquicas em Penela

Como cidadão com o direito a votar, tenho todo o interesse em ser esclarecido sobre as posições defendidas pelos partidos que aspiram ao poder, neste caso concreto o PSD e o PS.
Vi alguns programas que - se não pecam por originalidade - estão francamente optimistas e repletos de promessas; até me parece já ter visto algumas delas há 4 ou 8 anos...
É evidente que alguns assuntos me tocam mais do que outros e por isso quero formular as seguintes questões.
1º "As novas tecnologias" é sem duvida um dos palavrões chiques e mais queridos dos políticos portugueses (como empreendorismo, produtos endógenos, acessibilidade, gastronomia local, défice democrático, etc.) que adoram usar como passe-partout em qualquer circunstancia. No entanto, no que diz respeito às tecnologias referidas, a situação não é tão brilhante como se podia esperar. Vivemos no país do Magalhães, do Simplex e dos cabos ópticos, mas a apenas 20 km de Coimbra, a uns escassos 4 km do centro de Vila, não temos acesso a banda larga da Internet. Não podemos fazer pagamentos electrónicos, não podemos entrar em contacto com a nossa empresa nem com os nossos clientes, os nossos estudantes não podem consultar a Net ; em poucas palavras , uma situação algo terceiro-mundista. É evidente que não somos os únicos nesta situação e isto não se passa só em Penela : todavia na minha situação pessoal, gostaria de saber se os candidatos locais têm alguma proposta concreta para tentar solucionar esta discriminação informática.
2º No último Domingo um jornal local em Coimbra fez menção da contestação crescente naquela cidade contra o ruído excessivo que condiciona o repouso das pessoas durante a noite. É um facto que milhares de pessoas no país inteiro estão vitimizados com problemas destes e lenta mas seguramente retumba a revolta . Todavia, nós que vivemos em pleno campo, sofremos do mesmo inconveniente: as festas anuais impedem-nos durante 3 dias de dormir e descansar. No entanto existe uma legislação adequada e gostaria neste contexto de conhecer a posição dos candidatos em relação com à Lei referida : preferem - como até agora - numa demonstração de populismo barato pactuar com ilegalidades, sacrificando alegremente o bem-estar de alguns poucos cidadãos ou estão decididos - como é o seu dever - a fazer cumprir a Lei no que diz respeito ao horário (até 02 h) e à intensidade (max. 45 decibéis) do barulho produzido ?
3º Mesmo que por vezes tenha de esperar algum tempo num deposito, o conteúdo das sanitas de Podentes nunca falha em encontrar o seu caminho para a ribeira do mesmo nome para depois desaguar no rio Dueça. Todos sabemos que materiais fecais em cursos de agua com pouco débito são um risco para a saúde em todos os aspectos: todo o tipo de doenças contagiosas pode ser propagado através de moscas e melgas e o próprio contacto com a agua contaminada é perigoso para animais e seres humanos. Para além disso, quem produz tanta retórica sobre o assunto, deve estar ciente que um ambiente puro e o turismo em meio rural estão intimamente ligados. Aqui vai a minha última pergunta: o que foi feito nos últimos 4-8 anos para remediar esta situação e que será feito num futuro próximo? As eventuais respostas serão publicadas aqui.
Zondag a.s. hebben hier gemeenteraadsverkiezingen: ik zou de mening willen kennen der kandidaten over geluidsoverlast, de moeilijkheden om Internetverbinding te krijgen, de bevuiling der plaatselijke beken .

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Senhor

Uma vez que solicita esclarecimentos aos problemas identificados, em nome da candidatura do PSD, gostaríamos de referir:

1. No que concerne à banda larga, podemos afirmar que foram envidados esforços junto da Associação Coimbra Região Digital, pelos vários concelhos do distrito que possuem este problema (e conforme referiu no blog, são muitos)para que a velocidade de transmissão melhore.
Estamos de acordo que este objectivo ajuda a melhorar a competitividade do território e, tornou-se, hoje em dia, factor essencial para o seu desenvolvimento ;

2.Relativamente à despoluição do Rio Dueça, anteontem realizou-se a assinatura do auto de consignação das obras do emisssário do Dueça que vai permitir, finalmente, ter uma cobertura de saneamento de cerca de 80% no Concelho, onde se inclui o eixo Podentes-Vendas de Podentes.
Poderá ver mais pormenores no site oficial do Município;

3. Em relação ao ruído, percebo o problema e temos desenvolvido esforços para o cumprimento do horário (2h00); reconheço que nem sempre é cumprido.

Cumprimentos

A Candidatura autárquicado PSD
www.paulojulio.net

Unknown disse...

Sem dúvida um comentário rápido e "to the point". Desejamos que estas promessas se realizem num futuro próximo.