terça-feira, agosto 30, 2005

A confissão : houve falta de prevenção ambiental


Quando um partido menciona no seu programa que vai proceder à despoluição dum rio que passa no concelho, parece uma incitativa louvável. E é!
No entanto em Penela, sabemos que provém da organização política que detém a Câmara desde o 25 de Abril, e assim transforma-se numa confissão pública sobre a ausência de visão ambiental que reinou no município. Todos conhecemos o provérbio “prevenir é melhor do que remediar”, mas em Penela falhou!
Como é possível falar dia após dia, ano após ano, de turismo e simultaneamente assistir passivamente à poluição do rio Dueça, parte integrante do “pacote de natureza” que queremos propor ao visitante e onde os miúdos nem podem ou devem molhar os pés. Quem assume a responsabilidade política desta situação?
Além disso, o referido programa ambiental, no qual não faltam as palavras "caras" de costume nem a terminologia bombástica, não traz nenhuma novidade fundamental : está manifestamente ancorado nas mentalidades dos anos ´80 e desfasado da actualidade europeia. Por exemplo : sobre a poluição acústica ou a visual, nenhuma palavra !
No nosso programa apresentaremos ideias frescas, actuais e baratas.
O ambiente é um dos trunfos básicos de Penela e não pode ser desperdiçado.

Sem comentários: