terça-feira, agosto 30, 2005

A confissão : houve falta de prevenção ambiental


Quando um partido menciona no seu programa que vai proceder à despoluição dum rio que passa no concelho, parece uma incitativa louvável. E é!
No entanto em Penela, sabemos que provém da organização política que detém a Câmara desde o 25 de Abril, e assim transforma-se numa confissão pública sobre a ausência de visão ambiental que reinou no município. Todos conhecemos o provérbio “prevenir é melhor do que remediar”, mas em Penela falhou!
Como é possível falar dia após dia, ano após ano, de turismo e simultaneamente assistir passivamente à poluição do rio Dueça, parte integrante do “pacote de natureza” que queremos propor ao visitante e onde os miúdos nem podem ou devem molhar os pés. Quem assume a responsabilidade política desta situação?
Além disso, o referido programa ambiental, no qual não faltam as palavras "caras" de costume nem a terminologia bombástica, não traz nenhuma novidade fundamental : está manifestamente ancorado nas mentalidades dos anos ´80 e desfasado da actualidade europeia. Por exemplo : sobre a poluição acústica ou a visual, nenhuma palavra !
No nosso programa apresentaremos ideias frescas, actuais e baratas.
O ambiente é um dos trunfos básicos de Penela e não pode ser desperdiçado.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Sobre o ensino : ideias caras e obsoletas.


Existe por vezes em Portugal a tendência para criar profusamente universidades, faculdades, escolas superiores e outras, fraccionando e estilhaçando os meios e esforços.
Como cada rua quer a sua rotunda, cada município aspira à sua faculdade.
No contexto da minha formação posso referir que Portugal tem 6 “escolas” ou “faculdades” veterinárias enquanto que os 16.000.000 Holandeses com uma forte indústria pecuária e um florejante sector de animais de companhia, só têm uma única, mas que tem fama mundial.
Concretamente: a vila de Penela tem aproximadamente 3000 habitantes (o concelho uns 6000). Assim, acho um perfeito disparate reclamar para esta pequena vila novos cursos e todo o tipo de acções de formação que já existem a pouca distância.
Cursos de formação em hotelaria? Além de não haver nenhum hotel em Penela, existe uma famosa Escola Superior de hotelaria em Coimbra e existem cursos técnicos para a hotelaria e a restauração em Penacova. O mesmo raciocino vale para o “desejado” curso técnico de contabilidade. Por amor de Deus: a Cidade do conhecimento, está a apenas a 20 km !
No lugar de voar demasiadamente alto, não era muito melhor debruçar-nos sobre as instituições de ensino que já temos e onde existem bastantes dificuldades e problemas para resolver? A finalidade da nossa acção deve ser o melhoramento das condições para as crianças e os adolescentes de Penela, não investir para tentar atrair estudantes de fora para cursos que já existem em outros concelhos do distrito.
Tenho a mesma opinião sobre a “criação de múltiplas pequenas bibliotecas”. Já é uma tarefa tremenda criar uma única biblioteca de qualidade num pequeno concelho, porque pulverizar o esforço e gastar inutilmente dinheiro em “bibliotecazinhas”? Devemos ter mais em conta a qualidade do ensino que pretendemos proporcionar e menos o prestígio (questionável) que granjeiam iniciativas destas.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Disse o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto...


O autarca não tem dúvidas em apontar o dedo aos promotores imobiliários e aos empreiteiros, «os maiores financiadores das campanhas».
«O financiamento da carreira política daqueles que tomam decisões ao nível do aparelho de Estado é feito por quem tem interesse directo nas decisões.»

Sem comentários.

Criar um "ioiô cultural" em Penela: trazer e ir ao encontro da Cultura



Na cabeça dalguns políticos autarquicos existe uma confusão grande sobre o conceito “CULTURA”. Confundem Cultura com folclore, arte com artesanato, quadros com poesia e pimba com Beethoven.
Tudo tem o seu valor e tudo tem o seu lugar.
Todavia são coisas bem distintas: a cultura popular, fazendo parte da herança dos antepassados, vem do povo, vive nele e merece ser mantida e protegida; porém, a Cultura “tout court” está em muitos casos ausente da vida das nossas populações e necesita de ser implantada ou enxertada com “um ligeiro empurrão”.
Podemos inspirar-nos nos resultados obtidos neste domínio pelas antigas democracias populares do Leste europeu: aí a Cultura com grande “C” era participada pelo cidadão comum, mesmo em circunstâncias económicas e políticas difíceis.
Faz parte do nosso programa, familiarizar a população com a Cultura com dois movimentos opostos: dum lado trazer a Cultura para o cidadão (e aí apresentaremos múltiplas iniciativas) e por outro lado mover o cidadão para a Cultura (facilitar a deslocação do cidadão para importantes eventos culturais em Coimbra, Porto ou Lisboa).
Queremos ver tocar "quartetos clássicos" em lares da 3ª idade e tornar possível que os Penelenses possam visitar “ Gilbert § George“ no Centro Cultural de Belém.
Ir ver e trazer : um ioiô cultural !

terça-feira, agosto 23, 2005

Novos principios em Penela !



Na sua dispendiosa brochura o candidato do PSD menciona os NOVOS principios de organização municipal : profissionalismo, pragmatismo, dinamismo, transparência e diversidade. Qual seria a novidade nisso? Não parece nada de especial ou original : agir doutra maneira seria impensável em democracia.
Mas...podemos supor que o candidato conhece bem a Câmara e provavelmente tudo isso não passa duma manobra para se distanciar dos anteriores executivos, sugerindo que quando for eleito vai pôr fim ao amadorismo, à burocracia, à letargia e à falta de transparência e pluralismo na Câmara. Não se enganou de lista?

segunda-feira, agosto 22, 2005

Mendigam votos e deixam "sniffar" as sardinheiras.


O anterior presidente do CDS/PP teve a alcunha de “Paulinho-das-feiras” porque passava grande parte das suas campanhas entre o peixe, os legumes e as calças baratas. Portas saiu da tribuna, mas a sua táctica fica: centenas de aprendizes – feiticeiros invadirão em breve as nossas praças públicas. Para quem procura um calendário fiável com todas as festas, festinhas, feiras e feirinhas do seu concelho é mais indicado consultar a agenda dum político do que ler o “Campeão dos Províncias”.
Incansavelmente andarão aí para "mendigar" votos em troca dum cachecol ou dum porta-chaves e cada sardinheira terá o privilégio de “sniffar” de perto o after-shave do candidato...
Infelizmente nós temos de trabalhar dia após dia para ganhar a vida e só vamos mesmo à feira para comprar peixe ou legumes ou calças baratas…Enfim...a vida real...

30 anos vendados?


O PSD está freneticamente empenhado em pedir sessões de esclarecimento com várias associações do concelho. Para ouvir os seus problemas, dificuldades e frustrações. Iniciativa louvável, se não fosse da parte do partido que está ininterruptamente no poder em Penela desde há 30 anos e que teve durante todo este tempo a “maquina” da Câmara à sua disposição em regime de exclusividade. Não conhecem os problemas? Não estão bem informados? Querem esclarecimentos? Por amor de Deus : então governavam Penela com uma venda nos olhos? Só tomam o pulso do doente quando este já está em coma?

sexta-feira, agosto 19, 2005

Vamos a isso


O Tribunal aprovou as nossas listas para a Câmara e para a Assembleia Municipal e assim os “gnomos” do CDS/PP de Penela entram em cena com os adeptos da pantera cor de rosa e com as sombras do dinossauro. Somos tão pequenos que ninguém estava interessado numa coligação. Contra os canhões marchamos com sabres de madeira e na nossa algibeira só temos alguns velhos escudos para enfrentar os cofres cheios de euros da concorrência. Todavia, faremos todo o necessário para provocar uma bela indigestão aos que pensam que é só engolir.

Matematica:um incentivo


Durante as minhas curtas férias, tive a ocasião de ler um pouco mais do que o habitual. Li entre outros a versão francesa do livro de Simon Singh “Fermat’s Last Theorem”. Simplesmente fascinante: de forma narrativa e num estilo relaxado, o autor sabe cativar o leitor leigo (como eu) para assuntos de âmbito matemático. Neste país parece existir um problema sério em motivar os jovens para o estudo da matemática. É quase socialmente aceite definir a referida disciplina como uma “ seca absoluta” da qual nenhum jovem "normal" gosta. À base de literatura deste género, deve ser possível entusiasmar alguns jovens para o assunto. Esta é uma proposta nossa, oferecer anualmente este livro (ou similar) a todos os jovens de Penela da faixa etária considerada adequada pelos professores da disciplina: temos de começar nalgum lado para mudar as mentalidades… (Para a sua informação “O Último Teorema de Fermat "por Simon Singh, edição brasileira pela Editora Record, e também, na colecção “Ciência Aberta”, O Último Teorema de Fermat” por Amir D. Aczel)

quarta-feira, agosto 17, 2005

Ver, ouvir e não dizer nada !


O Interior arde e o Governo provavelmente vê, talvez ouve, mas não fala. Está de férias. Grande contraste com os anos anteriores, quando na altura dos fogos do verão, o PS gritava muito alto, culpando o governo em função de todos os males possíveis. Em 2005 as cinzas, o fumo e as desgraças já não servem para angariar votos. É simplesmente imoral usar calamidades como argumentação política.

Janus, o nosso padroeiro !


Numa terra católica como Penela não é evidente escolher um Deus romano para padroeiro de uma campanha política. Paciência. Escolhemos Janus, o guardião das portas e das passagens, das entradas e das saídas e que era representado por uma cabeça com dois rostos. Representa um pouco a situação política actual em Penela: PSD e PS, duas faces voltadas em sentido contrário mas mesmo assim pertencentes à mesma cabeça. Mas Janus era também o protector divino da “abertura” e do “ início de qualquer acção humana” e assim esperamos que a nossa campanha seja o início da abertura de Penela a um verdadeiro pluralismo. Janus simboliza honestidade completa e paz profunda, civilização e progresso.
Contamos contigo Velhinho !

terça-feira, agosto 16, 2005

Paella em Penella ?


Os socialistas de Penela têm equipa e têm projecto mas procuram ainda um ortógrafo : nos seus outdoors escrevem PENELLA com 2 “l”. Em Espanha existe uma Penella, uma pacata aldeia não muito longe de Valência. Será que somos aqui confrontados com o PSOE de Zapatero e não com o PS de Sócrates ? De qualquer maneira, sendo candidato estrangeiro, agradeço, tenho agora muito menos medo de fazer um ou outro pequeno erro na língua de Camões.

sexta-feira, agosto 12, 2005

Traidor na família!


O meu genro Mário aceitou um lugar na lista do PSD em Tabuaço, um choque muito duro para mim. No entanto não perco a esperança: porque sei que todos os jovens inteligentes, depois de amadurecer durante algum tempo, chegam-se um pouco mais para a direita: foi assim com Mário Soares, Durão Barroso e Pacheco Pereira, e assim será com o nosso Mário. Estou convencido que já em 2009 será um militante do CDS/PP. Entretanto vou lhe impedir o acesso às minhas contas secretas na Suiça. Até ganhar mais juízo.

Um bom "slogan" e as Giocondas



Creio que o CDS/PP adaptou desta vez um bom "slogan". De facto, a frase "Estamos do seu lado" , sugere que o político desça da sua "torre de marfim" para ir ao encontro do cidadão comum. É um pouco a desmistificação do candidato autarquico que já sabe tudo e que já nasceu como "Grande Timoneiro". Algo em contraste com estes outdoors que aparecem em todo lado com imagens de figuras "naturalmente presidenciáveis" . Com fato de marca, gravata seleccionada, camisa impecávelmente passada a ferro, um pouco de gel nos cabelos, um sorriso meio-Gioconda e um olhar para a eternidade. Será que estas pessoas tão "clinicamente perfeitas" nunca andam de chinelos, nunca lambem os dedos depois duma sardinhada ou nunca agarram um caozinho ao colo?

quinta-feira, agosto 11, 2005

Dino de Laurentiis e a velhice


As opiniões dos partidos sobre a idade ideal “do político” variam evidentemente segundo as circunstâncias e segundo o candidato que apresentam. Tendo uns 20 anos a menos do que Mário Soares, considerado apto para governar o país (10.000.000 habitantes), devo ter a idade ideal para "gerir" Penela (6000 habitantes).
De qualquer maneira o melhor critério para definir a juventude foi dado pelo realizador de cinema Dino de Laurentiis: mantém-se jovem enquanto se pode utilizar os 3 c´s: o cérebro, o coração e os...
Um pouco machista, mas…

quarta-feira, agosto 10, 2005

MEDO


Tinha alguns 8 anos quando "aconteceu" o 25 de Abril. Lembro-me ainda muito bem da alegria dos meus pais que pareciam finalmente obter o que por tanto lutaram: a liberdade de expressão, de opinião, de escolha política, algo a que os Portugueses tanto aspiravam depois de 40 anos de ditadura. Entretanto passaram os anos e optei por participar um pouco na vida política do meu concelho. Assim no quadro das próximas eleições autárquicas esforcei-me para angariar candidaturas para o efeito.Neste contexto falei com muitas pessoas. Alguns recusaram porque tiveram outras opiniões políticas, uma pesada carga de ocupações profissionais ou simplesmente por falta de interesse: são todas atitudes respeitáveis. Todavia uma grande parte dos contactados alegou outros motivos: medo por represálias, medo de serem "apontados", medo de serem prejudicados nos seus negócios, medo de ostracismo social, medo de perder o emprego.
Já nesta campanha existem casos de pessoas incomodadas e pressionadas pelo facto de serem candidatos numa lista “inconveniente”. Situações destas são inaceitáveis no ano 2005 num país que faz parte da maior união de estados democráticos do Mundo. Não é sempre necessário referir a Madeira para demonstrar um “ deficit democrático” e não é de estranhar que os Portugueses são os mais insatisfeitos e mais descontentes face ao funcionamento da democracia (eurobarómetro da Primavera 2005).
De certeza não foi este tipo de "liberdade condicionada" que os meus pais sonharam em 1974.

terça-feira, agosto 09, 2005

Que coisa feia...


Sempre mais municipios colocam estes cartazes feios e pouco originais na entrada das povoações. Penela não escapa à regra. Contem ainda por cima publicidade para um supermercado situado a mais de 20 km de Penela. Será talvez uma pequena ajuda para a sobrevivência do comercio tradicional na nossa zona? Posted by Picasa

Sou o Oscar


Oscar de Podentes é suporter dum grande clube. Temos o Oscar como pet, como animal de companhia. Tentamos desta maneira compensar um pouco todas as crueldades feitas à familia dos Suídeos por motivos gastronómicos e outros. Ele é muito higienico, ultra-sensível e bastante inteligente. Dá-se bem com as galinhas mas tem medo dos gansos. Um bom rapaz.