sexta-feira, julho 03, 2009

Um ou dois chifres : eis aqui a questão...

Um gesto infeliz do agora ex-ministro da Economia na Assembleia , imitando um animal ruminante-herbívoro bem conhecido, provocou a sua queda. Se o Ministro tivesse utilizado só um dedo , poderia ainda ter dado a volta à historia, alegando que estava a comparar o seu interlocutor-deputado com o Unicórnio, o ser mítico que é o símbolo da pureza, esperança, amor e majestade, mas não foi, eram visivelmente os dois indicadores que estavam apontados na direcção de Bernardino Soares.
Admitindo que talvez não tenha a sensibilidade latina-ibérica necessária para interpretar o simbolismo de tal acto, por minha parte, não o acho tão grave: a linguagem gestual faz parte da vida diária na nossa sociedade, para o bem e para o mal. Quem ainda andava com a ideia que existisse uma camada superior de cidadãos imaculados na qual a mentira, a burla, o roubo, o insulto não existem, já deve ter mudado de opinião à luz dos acontecimentos dos últimos meses. Não, honestamente, se eu tivesse estado no lugar do deputado comunista, teria simplesmente ripostado com um grandioso pirete na direcção do Manuel Pinho, gritando de voz alta "toma-la cabr.." e ... acabava-se aqui a história. E a seguir - como em qualquer tasca de Portugal- íamos ter tomado juntos uma cerveja.
Há coisas muito mais sérias do que um par de chifres: por exemplo, na semana passada, o Ministro da Agricultura mentiu descaradamente no Parlamento sobre o "timing" da demissão de Carlos Guerra (Freeport), foi publicamente contradito pelo PM, no entanto fica tranquilamente em funções exibindo o seu pequeno sorriso sibilino de sempre. A mentira é menos grave para um Ministro do que uma imitação pálida dos cornos do macho caprino ?
De Minister van Economie is ontslagen omdat hij in het parlement een oppositielid beledigd had met het bekende hoorndrager-gebaar. In feite niet zo erg toch; verleden week nog loog een Minister in het Parlement ivm met een ambtenaar die in een corruptieschandaal verwikkeld zou zijn, werd door de Eerste Minister tegengesproken, maar bleef rustig op post. Liegen is minder erg voor een Minister dan met je 2 wijsvingers op je voorhoofd een geitebokje nabootsen...

Sem comentários: