sexta-feira, outubro 31, 2008

Oh Meu Deus, tire-me isto das ondas…


Por motivos profissionais devo viajar muito de carro e por isso tornei-me um pouco radio-dependente. Todavia, cada dia há um trio na TSF e na Antena 1 que me consegue irritar profundamente. Estou a falar do Bruno Nogueira, do Herman José e da Maria Rueff, não tanto as pessoas em si, mas bem as suas vozes infantilmente alteradas.
Não há realmente ninguém que lhes possa sussurrar aos ouvidos – sem os magoar psicologicamente – que num programa destes na rádio é antes de tudo o conteúdo do texto que é supostamente humorístico e não a vozinha em falsete que o recita?
Só o Bruno começa a berregar que nem uma ovelha gaga nas ondas e já o meu lanche tenta subir ao esófago; enquanto o Herman imita com muitos exageros um estrangeiro a falar português, a minha mão fica instintivamente fora de controlo e muda de canal e – mais grave ainda – quando a Rueffezinha começa a discursar como uma doméstica tonta, então, sim senhores, tenho logo vontade de atropelar a minha mulher a dias. Demais é demais.
Não quero – nestes tempos de crise – que estes forçados da radiofonia sejam despedidos e restringidos ao vencimento mínimo nacional, não, só quero que se requalifiquem um pouco, tirem um ou outro curso de formação e tentem produzir textos realmente capazes de provocar um sorriso discreto nos meus lábios, sem a necessidade de recorrer a uma ginástica ridícula das cordas vocais. Assim os condutores que me ultrapassam e que olham para a minha cara, vão compreender que estou em paz e feliz de ouvir algumas coisas que me desviam da realidade dura da vida diária. Porque, acreditem, ela é dura...
Het irriteert me sommige radio-komieken te horen die op kinderachtige wijze hun stem veranderen; ik ben van mening dat op de radio vooral hun teksten op zich moet humoristisch zijn en niet hun artificieel stemgeluid.

Sem comentários: