quinta-feira, maio 31, 2012

A imprensa estrangeira sobre a fome das crianças Portuguesas


O jornal belga "Het Laatste Nieuws" publica hoje um artigo com o título "Milhares de  crianças Portuguesas vão à escola de estômago vazio". O texto refere-se a fontes da Unicef e estipula que isto é só o início do drama.
http://www.hln.be/hln/nl/960/Buitenland/article/detail/1446727/2012/05/31/Duizenden-Portugese-kinderen-gaan-met-lege-maag-naar-school.dhtml
No que diz respeito aos jovens portugueses com menos de 16 anos, a Unicef considera que 27% sofrem de dificuldades económicas (só a Letónia, Hungria, Bulgária e Roménia estão piores).  O mesmo relatório considera que uma criança deve dispor de 3 refeições por dia, um sítio tranquilo para fazer os trabalhos de casa, uma ligação à Internet, dois  pares de sapatos e a possibilidade festejar um evento especial, por exemplo, um aniversário. No caso de quase a metade das crianças portuguesas (46%) que vivem em famílias monoparentais isto não acontece (em Espanha 15%). Para crianças em famílias desempregadas a situação é ainda mais grave: 73% não atinge os mínimos indicados pela Unicef. A pobreza juvenil é três vezes superior à da na República Checa.
Faço a pergunta : as conquistas e Abril são quais exactamente? a liberdade de eleger tipos e tipas que conseguiram 3 vezes em 30 anos conduzir o país para a insolvência ? a liberdade de pagar durante gerações estádios e autoestradas inúteis? a liberdade de ser confrontado no parlamento e nos governos, dia após dia, com vaudevilles, escândalos e fantochadas ? a liberdade de continuar na ponta da cauda da Europa e deixar-se ultrapassar, um a um, por todos os outros países? Shame one you, políticos!

Sem comentários: