quinta-feira, setembro 15, 2005

Confirmação da nossa posição (26-08) sobre o ensino

Um relatório recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o ensino em Portugal vem reforçar as nossas ideias sobre a política da edução em Penela.
O referido relatório, que é bastante demolidor, indica que as falhas no nosso ensino são falhas fundamentais. Ambos, os professores e os alunos deveriam passar mais tempo na escola para chegar a níveis aceitáveis na Europa.
Sempre estivemos convictos do facto que não é com frivolidades extra-escolares que vamos melhorar a qualidade da formação dos nossos filhos: a escola simplesmente não é substituível. Não devemos estilhaçar os nossos esforços em multiplas iniciativazinhas simpaticas mas pouco relevantes : vamos melhorar o que já temos !
Pais, filhos e professores e autarcas devem convencer-se do facto que temos de por a barra mais alta: mais horas, mais rigor, mais esforço. Facilitar no ensino é prejudicar a juventude e hipotecar o futuro do país.
O centro da edução deve ser uma escola exigente e rigorosa e para isso precisamos de professores motivados, competentes e felizes que conseguem passar a sua mensagem.
Para nos, o melhor Dia do Aluno é um dia passado na escola na companhia dum bom professor.

Sem comentários: