sexta-feira, setembro 30, 2005

Penela necessita de uma verdadeira política de turismo

Os resultados da actual política de turismo são fracos. Por vezes aparece um ou outro carro com alguns turistas e mais nada. Também não é fácil num concelho no qual o maior rio está poluído, vários prédios emblemáticos em ruínas e um parque de campismo adormecido.
É mais do que obvio que a Câmara só não pode reactivar o Turismo, é também uma tarefa dos agentes privados. Há 2 intervenções fundamentais que podem originar um crescimento muito rápido deste sector.
Em primerio lugar, procuraremos, com todos os meios, a instalação dum Hotel de Qualidade que fixara os turistas na zona em todas as épocas, criará postos de trabalho e escoará os produtos da Terra. É evidente que também o comerció tradicional e os serviços aproveitarão (vejam os exemplos de Penacova, Lousã, etc.).
Também desejamos a criação dum Centro Hípico, uma actividade amiga-do-ambiente que combina bem com a nossa ruralidade, que originará igualmente postos de trabalho e que estimulará o turismo de proximidade. Medidas complementares são:
- no verão : instalação dum quiosque informativo (turismo + produtos endógenos) ao lado da ponte do Espinhal
- diversos circuitos de pedestrianismo e de cicloturismo
- incentivar o turismo de habitação

Sem comentários: