quarta-feira, julho 23, 2008

Os bares-de-apoio-às-festas: a solução para o Interior ?


No interior do país há sempre menos maternidades, urgências e escolas.
Tudo isto cheira à desertificação institucionalmente induzida (um pouco como o aborto), mas não é. Muito pelo contrário, existem incentivos e recompensas para os indivíduos que conseguem sobreviver a todas estas desgraças: são as Festas! É a Festa que é o pulmão, o fígado e a bexiga do nosso povo do Interior.
Qualquer Festa-que-se-respeita deve evidentemente dispor dum bar-de-apoio. Este bar-de-apoio serve para arrumar as grades de cerveja (em Portugal invariavelmente Super Bock ou Sagres) e a aparelhagem de som. Por vezes há também um fogão para aquecer o caldo verde
Ninguém tem duvidas que um bar-de-apoio em alvenaria dá mais prestigio à uma aldeia do que uma simples barraca temporária em madeira: exactamente como um crucifixo no cemitério nos lembra que mais tarde vai haver ressurreição, este bar-de-apoio quase sempre fechado recorda-nos que vai haver Festa no Verão.
Além disso, neste período de crise a construção deste tipo de edifícios pode contribuir para reduzir o desemprego. Pode criar postos de trabalho, principalmente na indústria do cimento: se considerarmos – como na minha terra – que necessitamos dum bar-de-apoio para cada 100 habitantes, então Portugal precisa de 100.000 destas construções.
Então supondo que falta ainda construir metade, são no mínimo 30 milhões de blocos de cimento a adquirir e não sei quantos sacos de cimento. Nem falamos de telhas ou azulejos. Depois são ainda necessárias estradas, rotundas etc. para permitir que o cidadão se desloque com alguma celeridade de uma Festa para Outra.
O caminho da modernização do país é por vezes mais fácil do que imaginámos…
Depois se fosse mesmo muito necessário, uma grávida não podia dar à luz aí? Quando o progresso bate à porta, não podemos ser esquisitos…
In Portugal is in het binnenland geen geld voor scholen of materniteiten, wel voor afschuwelijke bouwsels als dit : een cementen bar voor 3 dagen feest per jaar !

Sem comentários: