sexta-feira, agosto 29, 2008

Um Património vivo desprezado em Portugal

No nosso país temos 4 raças próprias de pombos ornamentais. Ao contrário do que se passa em outros países onde todas as raças de animais domésticos autóctones são apreciadas, preservadas e apoiadas, mesmo que pertençam a espécies sem grande utilidade económica directa, em Portugal estas aves estão em via de desaparecimento. Não usufruem de nenhum incentivo oficial, não merecem qualquer interesse dos meios de comunicação social, são ignoradas pela opinião pública: o abandono total. No entanto, os referidos pombos fazem parte do património vivo deste país na mesma medida como o Burro de Miranda, o Porco Bisaro ou o Cão da Serra da Estrela. As origens do Mariola (2) (e obviamente também da sua forma anã, o Mariolinha (1)) recuam à época dos descobrimentos e deste modo deveriam ter um grande valor sentimental para cada Português: a triste realidade é que existe apenas um par de criadores em território nacional. O Criador Lusitano (4) é um pombo robusto e rústico que além de ser bonito podia ter interesse como produtor de carne para um sector onde estamos sempre à procura de produtos endógenos, todavia esta ave também se tornou raríssima. E finalmente temos o mais pequeno de todos, o cambalhota Português (3), capaz de fazer acrobacias ousadas no ar: uma raça muito apreciada no estrangeiro, tanto na Alemanha como nos EUA.
Honrar o passado é um orgulho para o presente, e neste domínio Portugal falha estrondosamente, claro exceptuando esta mão cheia de criadores nacionais corajosos e perseverantes.
Deze vier inheemse duivenrassen kunnen op weinig appreciatie rekenen in Portugal. Nochtans maken ze deel uit van het levend patrimonium.

4 comentários:

Jose Raposo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Meu nome é José Raposo. Nasci na ilha de São Miguel, Açores e vivo em Califórnia há 33 anos. Posso afirmar que em criança adormecia e acordava com o arrulhar das pombas que faziam ninho nos buracos das paredes das traseiras de minha casa.Quando cheguei a Califórnia uma das primeiras coisas que fiz foi um pombal para criar pombas. Tenho pombas de papo de vento, Taklas, Kelebeks, Correios e adquiri há duas semanas 4 Cambalhota Português. Estou interessado também no Criador Lusitano mas não faço ideia onde o poderei encontrar.Sou de opinião que deveremos manter este património vivo. Faz parte de nós Portugueses e da nossa cultura.
http://poetaosabordovento.multiply.com/

Elen de Moraes Kochman disse...

Parabéns pelo texto

Jose Raposo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.