quinta-feira, fevereiro 11, 2010

As contas do Sr. Nunes ou o meu Português?


O meu Português não é dos melhores e por isso devem ler este texto no condicional. No dia 22-01-2010, o ex-vereador de Coimbra, Mário Nunes, publicou no "Diário As Beiras" um artigo de opinião sobre "A Cultura e os Orçamentos" no qual foca o impacto da Cultura - como actividade económica - sobre o PIB e o mercado de trabalho. O Sr. Nunes refere-se a um estudo encomendado pela anterior Ministra de Cultura e segundo o qual " o sector cultural em 2006 criou 127 mil postos de trabalho, cerca de 2,6 por cento do emprego total criado naquele ano". Segundo o meu dicionário "criar" significa "dar existência a, tirar de nada, gerar, produzir, etc.." Assim entendo que o que está lá escrito é que em Portugal "a Cultura engendrou 127.000 dos quase 5.000.000 postos de trabalhou criados em 2006". Tenho a impressão que alguma coisa está mal, porque recordo-me que o próprio José Sócrates - nos seus dias mais eufóricos - só prometeu a criação de 100.000 novos empregos . Onde está o erro? : no meu fraco conhecimento da língua de Camões ou no baralhar das contas pelo Sr. Nunes?

Sem comentários: